SISTEMA DE FAIXAS



A Federação Mineira de Jiu-Jitsu adota um sistema de Exame de Faixas Coloridas desde a sua fundação em 1975 , com reciclagens periódicas de atualização técnicas para seus filiados.

A entidade concede a FAIXA PRETA e graus desta, ao aspirante que se submeteu a Banca Examinadora ,composta de até 7 membros (portadores Faixa Preta do 4º grau em diante , e indicados dentre os integrantes do CONARS - Conselho Arbitral e Superior e professores membros da Escola de oficiais de Jiu-Jitsu da FMJJ.. Prova escrita e avaliação prática das técnicas mínimas obrigatórias ,além das exigências como carência mínima ,carteira do ano , a participação nos eventos da FMJJ,tendo no mínimo 2 anos como Faixa Marrom atuante, curso de Arbitragem e Ética, curso de Atendimento Emergencial ao Atleta, o candidato estará apto para o Exame. Ha um Programa de Técnicas mínimo exigido para as Faixas coloridas: Azul claro -7 amos ,de 8 a 17 anos Amarela,Laranja,Verde, Azul,Roxa (para menores até 17 anos), e adultos Amarela, Azul, Roxa, Marrom e Preta A Equipe federada à FMJJ tem a sua frente o faixa preta como diretor técnico e um professor do 3º grau em diante como supervisor ,e será o examinador responsável junto a FMJJ sobre tal mudança de faixa. E sem o aval do supervisor a mudança da faixa não poderá ser efetuada ,reconhecida ou registrada. .

Uma vez submetido ao exame,se for aprovado com nota mínima de 60% do exigido no programa, recebera o certificado de faixa preta lutador. O 1º e 2º graus já permite diploma de Professor Estagiário. Do 3º ao 6º grau é considerado professor em definitivo e supervisor. 

Por conseguinte a FMJJ é pioneira e com certeza uma das poucas entidades que mantém tais Normas e Exigências de organização.

TEMPO DE CARÊNCIA MÍNIMA PARA MUDANÇAS DAS FAIXAS O tempo de carência mínima determinada para a troca de faixa inicia

na data de entrada dos papeis na Federação . Considerar que cada ano de ausência da FMJ-J é subtraído deste tempo de carência.

Este tempo de carência mínima obedecem a seguinte ordem para os adultos : 

     FAIXAS  PERMANÊNCIA MÍNIMA   NELA TEMPO  MÍNIMO DE MILITÂNCIA FEDERADA PARA A FAIXA SEGUINTE FAIXA SEGUINTE
BRANCA   6  MESES  APÓS  6  MESES  AMARELA
AMARELA 12 MESES - 1 ANO  APOS 18  MESES  AZUL
AZUL 12 MESES - 1 ANO  APOS 30  MESES  ROXA
ROXA 12 MESES - 1 ANO  APOS  42  MESES MARROM
MARROM ( 18 ANOS ) 24 MESES-2 ANOS  66 meses ou 5 ANOS   PRETA LISA
PRETA  LISA -LUTADOR      2  ANOS  7 ANOS    1º GRAU
PRETA  1º GRAU -ESTAGIÁRIO      2 ANOS 9 ANOS   2º GRAU
 2º GRAU - ESTAGIÁRIO      3  ANOS  11 ANOS   3º GRAU
 3º  GRAU - PROF. E  SUPERVISOR        4 ANOS  14 ANOS    4º GRAU
 4º  GRAU -MERECIMENTO  5 ANOS  19 ANOS    5º GRAU
 5º  GRAU  ¨  7 ANOS 24 ANOS    6º GRAU
  6º GRAU  ¨  7  ANOS  31 ANOS   7º grau

A faixa inicial para qualquer idade é a branca, para os menores as coloridas seguem a ordem : azul claro até 7 anos; amarela a partir dos 8 anos anos; laranja é a 2ª colorida e permitida aos 12 anos; a verde é a 3ª faixa, permitida para 13, 14 e 15 anos; a 4ª - azul assim como a 5ª - roxa somente aos 16 e 17 anos A filiação é livre somente até a faixa azul lisa Filiar diretamente na fixa azul implica nela permanecer um tempo mínimo de 18 meses antes de obter registro na roxa Filiação direta na roxa e marrom somente com folha curricular emitida por entidade superior ( Federação ,confederação ) atestando tempo de de militância na faixa anterior compatível ou superior ao exigido pela FMJ-J Filiar diretamente na faixa preta lisa o registro é de vinculação,como faixa preta lutador . O interessado , apresenta a carteira do ano em curso e atestado da faixa , ou declaração nominal a FMJ-J , fornecida pela presidência da entidade autorgante. O preta vinculado recebe carteira carteira da FMJ-J como faixa preta lisa lutador, porem diploma somente quando efetuar exame frente a banca examinadora da FMJ-J. Considerar que os graus da faixa preta estão condicionado ao tempo,as competições ,aos serviços prestados a FMJ-J

 FAIXA BRANCA EM COMPETIÇÃO

O faixa branca já participa dos torneios oficiais, hoje deixou de ter regras definida, somente podia  sofrer ou aplicar as quedas 1,2,3,4,5; armelocks 1,2,3 ; 4 estrangulamentos 1,2,3,4 ( frontais); joelho na barriga;as montadas; pegada pelas costas; as raspagens mais simples; chave senador; imobilização cabeça alta .Esta nomenclatura faz parte da metodologia de ensino da,especialmente para o exame para  faixa preta na  Federação.Não pertencem ao faixa branca técnicas como chave Kimura, triangulo, estrangulamentos laterais e por traz, imobilizações superiores   .Estas  técnicas são próprias das faixas coloridas, e se aplicadas  não forem anuladas pelo arbitro serão anuladas pelo Conselho Arbitral . Se houver danos ao competidor o professor poderá ser penalizado por crime de responsabilidade e o arbitro por negligencia . 

A largura da faixa do jiu-jitsu, da branca a preta ,é de 4 centímetros, e estará correta se a tarja preta tiver de 10 cmts de comprimento e distanciado 2 ctms de numa das pontas da faixa ; quando a faixa estiver amarada a tarja fica para o lado esquerdo do corpo; Os graus são afixados sobre a tarja ?

O faixa branca ,da infantil em diante ,que tenha competido nela por 5 vezes não devera continuar competindo como branca , mas elevado a amarela .

NOTA ! Após a inexplicável permissão para criação de tantas confederações e federações as competições de jiu-jitsu  tomaram outro rumo , e os  faixas brancas  já apliquem nas competições  as técnicas dos coloridos.Com isto a metodologia e a didática própria da FMJ-J, ao invés de ser reforçada pelos que chegaram posteriormente  esta sendo deturpada pela falta de  critério  de tantas entidades e de  instrutores com atenção voltada  unicamente pelo  resultado da luta do aluno faixa branca em competição. 

 

 

 


                             Escritório central e expediente : Av. Amazonas, 885/ Sl.348 Centro. Cep 30180 000  Belo Horizonte /MG
                                  
Telefax.: (31) 3224-8979 - E-mail: fmjitsu@terra.com.br  e  contato@jiujitsuminas.com.br
      Expediente: de 2ª a 6ª feira, de 9:00 as 13:00 Hs. e de 14:00 as 18:00. A Presidência   atende de 14:00 as 18:00 Hs .