Adair Alves de Almeida  

 Mestre Faixa coral
  8º GRAU

   Presidente da F.M.J-J.  

(saiba  mais em Histórico)

 

 


HINOS

Clique nos mapas acima e ouça os hinos do Brasil e de MG

 

 

> Torneios e eventos
                    Próximos  eventos

                                                                             

                                            20  DE SETEMBRO

                                                  TROFÉU  CAMPEÕES

                                                          .              

  APOIO SECRETARIA DE ESTADO DE  ESPORTES " SEESP. ".

GOVERNO DO ESTADO

 

 

                                                       ESTADUAL 2015

                         PROCEDIMENTOS  PARA COMPETIR

PROCEDIMENTO ÚNICO PARA PARTICIPAR  EM TODAS AS ETAPAS DO  CAMPEONATO  ESTADUAL  MINEIRO DE  JIU-JÍTSU 

 

DIA 20 DE SETEMBRO -

GINÁSIO MINEIRINHO

4ª ETAPA 2015- TROFÉU  CAMPEÕES

SEMI  FINAL DA 41ª TAÇA MG 

DOMINGO 9 HORAS  - ENTRADA FRANCA

 Participam equipes federadas e seus competidores com credencial  2015, até  quatro (04) competidores  por categoria de idade, faixa e peso.

                                  CATEGORIAS EM COMPETIÇÃO

INFANTIL(até 12 anos);  INFANTO JUVENIL(13 a 15  anos);  JUVENIL(16 e 17 anos); FEMININO(maiores e menores).

ESTREANTES – 18 anos em diante - faixas  brancas e amarelas.

ADULTO(Junior) 18 a 29 anos–faixas azuis, roxas, marrons e pretas, iniciando   em ordem inversa, ou seja faixa preta, marrom, roxa e finalizando com o azul.

MÁSTER (1.2.3.4.5.6): 1.30/35 anos; 2.36/40; 3.41/45 anos; 4.46/50 anos; 5. 51/55  anos; 6.56 anos em diante (faixas azuis, roxas, marrons e pretas).        

 DATA LIMITE PARA  FILIAÇÃO,RENOVAÇÃO,REINTEGRAÇÃO....

Para filiação do aluno, renovação da  carteira, reintegração,  pagamento da taxa de participação, enviadas  com antecedência para chegar a Federação  até o dia     09 09 DE SETEMBRO  .

  VALOR PARA A INSCRIÇÃO  que chegar a Federação até dia 11 DE SETEMBRO .                                               R$80,00

DEPÓSITO BANCÁRIO  PARA A FEDERAÇÃO   sempre  em nome da Federação Mineira de Jiu-Jítsu -  Banco Itaú – conta nº  00519-3-agencia 3158- Capital.  Enviar o comprovante do depósito  e  o nome  do depositante para fácil identificação. 

INSCREVER O COMPETIDOR   pesado  de kimono  e inscrito  no impresso oficial da Federação, sem rasuras. A folha  da inscrição   pode ser enviada via e-mail, correio ou fax,  assinada pelo titular  da  equipe.  

CHAVE DE CONSENSO - o titular tem autonomia para não aceita-la, desde que anote  esta decisão na folha de inscrição. Na chave de consenso o competidor,  mesmo não sendo o  campeão recebe medalha de ouro. 

WO - Não havendo adversário  o competidor recebe medalha de ouro e marca ponto para si pela participação, mas não marca ponto para a equipe. 

NO KIMONO   é obrigatório os  escudos(logomarca)  da Federação e o da equipe federada. Os escudos da Confederação(CBJ-J) e da Liga(LBJ-J) podem ser  inseridos no kimono, desde que o competidor seja registrado nelas e estes registros constem  na ficha curricular dele na Federação. Outros escudos não .

TOLERADO NO KIMONO  COMPETITIVO a costura  com cor pouco diferenciada.

ESCUDO DA FEDERAÇÃO costurado somente no lado esquerdo distanciado  10 centímetros  do ombro e próximo a lapela.  Retirar qualquer propaganda no lado esquerdo do kimono .

PROIBIDO NO   KIMONO  COMPETITIVO - escudo  de outra equipe mo mesmo kimono,  assim como imagens, desenhos, mensagens de  qualquer natureza. Mesmo a propaganda do patrocinador  não  pode   interferir  nos espaços  onde ficam os escudos oficiais .

O ESCUDO DA EQUIPE deve estar costurado do lado esquerdo  abaixo do escudo da Federação, permitido também ser costurado  nas costas..Sem estes escudos o competidor não entra do dojo para lutar.

ENTREGA DA MEDALHA –  diretamente ao competidor, se ele estiver de kimono e faixa  amarrada. Ao terminar a última luta da chave a medalha é entregue  na mesa diretora daquela área de competição. Se o competidor estiver sem kimono a medalha será entregue ao responsável  pela equipe.

ENTREGA DA PREMIAÇÃO - ao terminar  a última luta da chave a medalha é entregue, diretamente na mesa diretora. Após 90 dias a Federação não garante mais a guarda da medalha.

ATÉ AOS 12 ANOS - todos  competidores  ganham medalhas de ouro  como incentivo. Porem, a  classificação real de cada  competidor(campeão, vice ou 3º lugar) fica anotado na ficha curricular do competidor e no relatório do evento.

A ENTREGA DO  TROFÉU  POR CATEGORIA - é feita ao terminar as competições daquela categoria(infantil, infanto juvenil, etc...)  diretamente no pódio e ao responsável pela equipe premiada. Se não houver procura do troféu no dia do evento  após 90 dias a Federação não garante  mais a guarda do troféu.

MEDALHAS - garantidas para os competidores que se inscreveram até  dia 11 de setembro. Os demais  ,atrasados ,podem  recebê-las  até 5 dias depois do evento, .

CATEGORIA ABSOLUTO -    incluída nesta 4ª etapa para os faixas pretas. Os interessados se inscrevem  na relação normal. Citar a participação no absoluto . que inicia ao terminar as lutas da categoria dos pretas .Taxa adicional na circular enviada as equipes.

                    ROTEIRO  ATUAL .

09:00 horas–Hino; categorias infantil, infanto juvenil, juvenil -  masculino  e feminino; As 12:00 hs Diplomação ,e apresentação  dos aspirantes  ao Garoto e a Garota Jiu-Jitsu 2015 .reinicia com os Adultos masculino e feminino (todas as categorias ) : brancas ,amarelas,azuis,roxas,marrons e pretas ( cada categoria de faixa em um dojo ) .Primeiramente os másteres 1.2.3.4.5.6.de todas as categorias de faixas .Absoluto- ao terminar a categoria pretas

.A melhor maneira de contribuir para o engrandecimento da Federação é participar das etapas do estadual

______________________________________________________________________

 

 

 

 FEDERAÇÃO MINEIRA DE JIU-JITSU  - FMJ-J 

                          PROCEDIMENTOS DO LATERAL                                     

       SINOPSE  EXTRAÍDO DO MANUAL DE  PROCEDIMENTOS  PARA O LATERAL ( jurado )  

Árbitros,laterais,mesários,auxiliares de mesa , anunciador , premiador , emissário, segurança, e outros designados , coordenadores , devem se apresentar para suas funções no  mínimo 30  minutos  de antecedência da hora de iniciar o evento,devidamente uniformizados com calça preta social e camisa oficial da Federação,ou da sua função .

 1)     Assinar o livro de presença, receber o crachá , ocupar o dojo , ou a  mesa da sua área de trabalho designada pelo diretor de arbitragem .Ao terminar sua atuação  assina  o livro de saída, que  é  súmula  comprovante da sua atuação e o tempo de trabalho no evento. 

2)     O material do lateral é composto de duas ( 2)  bandeirinhas ( branca / vermelha ) , cronômetro, caneta, campainha ou apito , tabela de peso e de tempo de lutas, faixa vermelha diferenciadora , molequeira, placar ( vermelho / branco ) comum e eletrônico ; medidor de kimono . No final devolve o material   diretamente ao diretor de arbitragem .O  que  extraviar  será debitado  ao lateral. È aconselhável o árbitro usar cronometro  para conferir o tempo. 

3)     O lateral, instalado na sua mesa , passa  a receber através do emissário , a papeleta de anotações. Nela contem  os dados necessários : data, número da luta, o dojo (coincidente com a sua mesa), nome do competidor, a equipe, a faixa, o número do registro  que é o mesmo na carteira, a  categoria de peso,  chave comum ou luta em consenso . Devolver a carteira somente ao terminar a luta. Evitar saída mesa  e busca a papeleta. 

4)     Luta extra, somente sob permissão  da coordenação geral . 

5)     Conferir:se a carteira do portador é deste ano ,se  a foto, nome,  idade, número de registro,  faixa,  categoria de peso,  equipe,  uniforme, o escudo da FMJ-J (com o mesmo número  da  carteira ) costurado do lado esquerdo  e abaixo 5 centímetros da linha do ombro e o escudo da equipe logo abaixo, ou nas costas . 

6)     As unhas cortadas.  

7)     Se na papeleta contem irregularidades anote e peça a preseça do coordenador antes de liberar                                                                                                                                                                

8)     Na papeleta escrever seu nome legível, anotar o nome do arbitro, Os pontos positivos no lugar certo, as vantagens, os pontos revertidos,colocando um tracinho vertical na frente indicando o que o árbitro ordenou  O mesmo para as vantagens, para os pontos revertidos , sempre do lado do nome do lutador que o arbitro ordenou. 

9)     È através da papeleta que se classifica o melhor: lutador, árbitro, lateral e outros auxiliares. Ela é a única orientação para a conferencia posterior de resultados , é  prova em caso de julgamento .

 10)  Outras ocorrências  anote  no verso da papeleta, coloque uma seta  para chamar a atenção

 11)  Se não for a primeira luta do competidor irregular ele pode continuar,mas não iniciar a luta antes de apurar  qual o dojo anterior que  permitiu a irregularidade e informa a coordenação . 

12) Escrever o nome do vencedor, se campeão por W.O. (ausência do adversário),PT (pontos),VANT (vantagem, K.O. (desistência, finalização) mas também como foi a  vitória, se por armelok,estrangulamento, chave,pontos,vantagem.Anote também o tempo de combate,. 

13)  Fique atento ! Uma distração poderá deixar de marcar uma pontuação ,prejudicando o outro.  

14)  O árbitro central não pode torcer ,dar instrução,.ficar desatento,  preocupado com  competidor ,  deixar luta correr na área de segurança e até fora dela,sair do tatame para bate papo ou recebendo nele outras pessoas,  permitir técnica proibida . O lateral  deve anotar tudo que possa interessar  a mesa e a coordenação. 

15)  Somente o diretor de arbitragem,eventualmente o coordenador geral são permitidos  se aproximar do jurado em serviço.Niguem mais.

 15 Caso o árbitro deixe de pontuar uma montada, uma saída, o lateral  anota no verso da papeleta e antes dar o resultado,mantendo a dúvida eleva as bandeiras cruzadas  chamando o arbitro,solicitando  um esclarecimento.A última palavra é do árbitro,e não haverá  discussão

 16 Anote tudo, pois a decisão do arbitro é soberana . Somente o CONAR poderá analisar e até intervir junto ao árbitro se julgar procedente ,ou  em julgamento pelo Tribunal de Justiça Desportiva

 17  Se o árbitro trocar de mão ao dar uma pontuação, anote no verso da papeleta. Caso levante o braço do competidor que perdeu ao invés do braço do vencedor , cruze as bandeiras  solicitando sua presença,faço ver o equivoco São erros que  acontecem .Se ele não concordar  deixe anotado;

 18 A bandeira vermelha fica a disposição da mão direita, a branca a disposição da mão esquerda.

No braço direito do árbitro fica a molequeira  (vermelha na FMJ-J). O primeiro competidor que entra no dojo porta  a faixa  vermelha   diferenciadora ,entra no dojo a direita do árbitro. Portanto,na papeleta o primeiro nome  é do lutador que entra primeiro .                                                                                                                                

19   Quando não entender o nome do lutador ou número da luta anunciada, peça repetição da mesa ou chame o emissário levantando o braço até ser atendido, e o atendimento  deve ser imediato  

20   Ao terminar o combate e a papeleta pronta, erga-a  para ser visto  e  levada pelo emissário;  

21   A papeleta  na FMJ-J tem importância maior que o placar.  È na papeleta que se  anota  o resultado, as ocorrências, determinar a premiação, conferencia posterior de resultados.É a única prova em caso de julgamento pelo CONARS ou TJD. Fica arquivada por 45 dias para qualquer finalidade . O Placar tem importância somente para informar ao público a pontuação na luta .Em caso de dificuldade dê preferência a papeleta.

 22   Quando a vitória foi por pontos ou vantagens o árbitro pede ao lateral  o resultado  da luta .Para isto usa o gesto característico da FMJ-J ,ou seja,  joga  a perna direita para traz  (base 1º nº 1 do atemi )

 levantando o punho fechado da maõ direita  até o  peito,pedindo atenção ao resultado .O lateral o acompanha o gesto estendendo   para  os braços  em riste , apontando as bandeiras , a  vermelha na mão direita. O árbitro então eleva o braço pedindo resultado e  o lateral  imediatamente

acompanha o seu gesto elevando o braço que segura a bandeira correspondente ao vencedor. Não há empate, mas um vencedor. 

.Este é o gesto característico da FMJ-J,por ela criado e ainda em vigor  (método FMJ-J)  portanto obriga-se  árbitro central e  o lateral  cumpri-lo.*( 2) 

23   Caso haja empate nos pontos e nas vantagens , o jurado levanta as duas bandeiras. Somente assim o arbitro poderá decidir quem será o vencedor. 

24   Em caso de duvidas quanto as anotações para dar seu parecer, levanta as duas bandeiras cruzando-as, a vermelha a direita sobre a branca a esquerda , para que o arbitro se aproxime e desfaça as duvidas . 

25      Mesmo havendo discordância da prova real  prevalece a decisão do árbitro. A intromissão de professo ou  de terceiros junto ao árbitro nada resolve .. 

26   Quando a luta foi ganha por K.O. o árbitro simplesmente eleva a mão do vencedor  sem  consultar o lateral, mas sempre na postura exigida ( base nº 1); 

27   Ao ser incomodado por torcedores,seja lutadores, professores , cabe ao lateral solicitar imediatas providências a diretoria a arbitral e esta a coordenação se necessário , e  anota estas ocorrências no verso da papeleta escrevendo nomes,faixas e números  dos que lhe incomodam , se forem for competidores; 

       28   O lateral não tem autorização para abandonar a sua mesa, nem colocar outro no seu lugar. Somente o  Diretor de Arbitragem  tem esta autoridade; (DA_) ( 4)

 29 Na troca do lateral, feito pelo DA, o que chega em substituição cumprimenta o colega e o árbitro antes de tomar  assento; 

30 Na papeleta não poderá haver rasuras, mas se houver deve-se fazer anotações legíveis no verso e assinar. 

31   A Carteira do  competidor, quando esquecida na mesa,deve ser encaminhada a  coordenação  sem demora, para ser   anunciada a perda e efetuar a entrega ; 

       32  Cuidar para que um lutador não assuma o lugar do outro. Não permitir a entrada de outro que não o anunciado pela mesa e de conformidade com a papeleta, com o numero do registro  no  escudo e na carteira ;

 33   Caso esteja desenrolando uma luta, equivocadamente  em área errada, avisar o arbitro ,que poderá deixar correr  sem desclassificar .Se interromper a luta para enviar para a área correta, deverá manter os pontos obtidos e anotados na papeleta ,dar conhecimento a mesa para não causar maiores danos aos competidores . Assim como devolver a papeleta referente a luta equivocada,ou área  trocada.

 34     Cuidar para  não anotar erroneamente o nome do ganhador da luta , evitando sérios contratempos a mesa ,a soma dos pontos, a entrega de medalhas,ao resultado  final , ao conhecimento público; 

35 Ao terminar a competição o lateral leva ao DA ou a coordenação os apetrechos sob sua

responsabilidade e os entrega diretamente. Deixa-los em qualquer lugar pode ocasionar perda e prejuízos ao próprio lateral . Poderá lhe ser cobrado ; 

    36  Arbitro e lateral iniciante cumpre dois (2) estágios ,ou 16 horas , antes de receber o certificado de arbitragem central e a gratificação pelo trabalho ( classificação D ) * ( 5);     

OBS : 1. Desclassificação por  assuntos técnicos será reestudado para prevalecer a desclassificação

          2.O uso de espécie de crachá para anunciar falta técnica ( amarelo) e desclassificação (vermelho  vai ser criado para uso do árbitro central; 

Obs. Caso a faixa do competidor esteja  com a tarja  preta voltada para o lado direito solicitar ao competidor  vira-la para a esquerda  antes de entrar no tatame. Se o arbitro notar que entrou desta maneira mandar corrigir  de iniciar luta , e chamar atenção do latral ;

 

                                            PORTANTE! 

 Árbitro, lateral , mesário,conferidor de peso , qualquer que colaborar com  o infrator  e a infração, poderá ser  destituídos da  função , suspenso  por falta de decoro  e  conivência . 

* (6)                             

_________________________________________________

 

IRREGULARIDADES EM CONJUNTO OU ISOLADAS

QUE  PODEM LEVAR A DESCLASSIFICAÇÃO DO COMPETIDOR

                                   PROÍBEM  A  PARTICIPAÇÃO

Apresentar sem a carteira do ano, alegando perda  ou descuido;

Com a carteira  rasurada ou foto  desfigurada

Falta do  escudo da FMJJ numerado no lugar  exigido ( parte da frente próximo ao ombro esquerdo ).

Sem   o escudo da equipe .

Sem o tarja preta na faixa.

Camiseta ou semelhante, a por baixo do kimono,exceção para o feminino

Kimono rasgado, esfiapado ,descosturado ,sujo, molhado ou úmido

Kimono de cor azul  ou preto desfigurado,desbotado,cor quase irreconhecível .

Kimono ostentando tarjas  largas  de cor  diferenciada 

Kimono ostentando marcas ou propagando  no lugar destinado ao escudo da Federação

Kimono apertada ou  demasiado  curta na manga, na blusa ou na calça

Unhas dos pés e  mãos  não aparadas

Cabelos longos e soltos

Cabelos pintados  com Spray

Ungüento ou pomadas pelo corpo ,exalando mau cheiro ou desconforto

Protetores diversos ( exceto para os dentes ,joelheiras e caneleiras simples )

                            

CÓDIGO DISCIPLINAR DA FMJ-J

Artº 12 -  Das Infrações dos Laterais  

a)     - Permitir ser influenciado por terceiros, beneficiando uma das partes, tornando-se parcial;

b)     – Desconcentrar-se do seu trabalho.desviando a sua atenção da luta que se desenrola ;

c)      _ Deixar de marcar a pontuação determinada pelo árbitro,ou marcar a inexistente

d)     _ Descuidar da papeleta ,permitir rasuras, torna-a ilegível , deixando de  assiná-la ;

e)     – Se apresentar sem o uniforme  exigido ,mas com indumentária semelhante;

f)        – Diminuir ou aumentar o marcação do tempo no cronômetro,por distração ou má fé;

g)      - Discutir, polemizar ,desrespeitar a autoridade maior do árbitro no dojo;

h)      - Fora da arbitragem criticar publicamente seus colegas, árbitros,superiores em hierarquia ;

i)        _ Presente no local da competição não se apresentar ,mesmo havendo carência  de laterais  ;

j)        – Quando designado naõ permanece no seu posto, ou pede dispensa sem necessidade;

k)      -  Não  examinar os dados constantes na papeleta  conferindo-os com a carteira  

PENA   Advertência,suspensão ,afastamento do quadro ,influência em futuras graduações 

  RECORDAR  SEPRE QUE CADA UM  CARREGA  A  GRANDE RESPONSABILIDADE ,   QUE É  BEM CUMPRIR SEU DEVER ...

 

       O CORRETO CUMPRIMENTO  DO  SEU  DEVER É  TAMBÉM...                                                                                                                                

1)-  Estar presente  a disposição da diretoria  arbitral ate  30 minutos antes do inicio  evento ;

 2-  Se apresentar de uniforme arbitral  limpo e asseado ;

3) – Não deixar de cumprir os gestos da FMJ-J na arbitragem central e na lateral ;

3)-  Não sair furtivamente  da sua área ,sem conhecimento da diretoria arbitra e da coordenação;

5)- Manter-se confiável  e  imparcial nas decisões frente a  qualquer luta .

                                                          Mte Adair Alves

                                                                                                             

 

 


                                                                      ESCRITÓRIO CENTRAL E EXPEDIENTE: Av. Amazonas, 885/ Sl.348 Centro. Cep 30180 000  Belo Horizonte /MG
                                  
Telefax.:
(31) 3224-8979 - E-mail: fmjitsu@terra.com.br  e  contato@jiujitsuminas.com.br
      Expediente: de 2ª a 6ª feira, de 9.30 as 13:00 Hs. e de 14:00 as 18:00. A Presidência   atende de 14:00 as 18:00 Hs .