A FEDERAÇÃO  MINEIRA DE JIU-JÍTSU (F,M,J-J,)  É  ENTIDADE REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO DE DESPORTO. RECONHECIDA PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA ( MEC) E CONSELHO NACIONAL DE DESPORTOS ( CND) EM 1976 .  DESDE ENTÃO EM ATIVIDADE  ININTERRUPTA , REPRESENTANDO O JIU-JÍTSU DO ESTADO DE MINAS GERAIS.

> Torneios e eventos
                Próximo evento


                                                                        
                                                                     

                         EXAME PARA  PRETA LISA E GRAUS  

                                      17  DE  JANEIRO  -    2º ETAPA

   Inscrições continuam abertas até dia 23  e  no dia 8 

                                MARROM PARA PRETA LISA        

 

            OS REQUISITOS  ESSENCIAIS  CONTINUAM.:

 

21 anos completos , mínimo de 60 meses de registrado  e  militância comprovada pela ficha curricular 

24 meses na faixa marrom, portador  do 4º grau  já devidamente anotado na  ficha curriculum;

Estar em dia com  seus deveres e obrigações junto a junto a sua equipe e a  Federação .

Ter freqüentado curso de arbitragem, central ou lateral , já ter prestado serviço como tal   

 Não ser reincidente em penalização por indisciplina ou insurreição contra o regulamento  da F.M.J-J.;

Ter  disputado regulamente  torneios oficiais  da Federaçaõ .

 Não no ser alcoólatra, toxicômano, fumante inveterado, nem  em  atividade contraria a Lei.

 Participativo . Ter se colocado a disposição da federação sempre que necessário ;

Comportamento  social adequado, dentro e fora do dojo, 

 

    DISPOSIÇÕES   

O aspirante a preta  lisa ( lutador ) ;ao 1º ,ao  2º  grau ( professor estagiário) terá de ser  abonado pelo seu professor supervisor até atingir o 3º graus ( professor )  No 3º grau  torna-se professor de fato  e não carece mais de abono de professor supervisor. O Presidente ( se for grau superior )  abona o não supervisionado ou  determina quem o faça .

O  professor ou supervisor  do aspirante a grau  que recusar seu abono ao supervisionado que ultrapassou a carência, deverá oficializar  os motivos desta recusa, .

O 2º grau colegial é a escolaridade exigida para o exame ao  3º grau (professor ).

Grau em diante o  exclui o exame .Grau por merecimento  tem taxa apenas simbólica.È possível  se o convite for por iniciativa da Federaçaõ ,e  tiver aprovação   do CONARS . 

O oriundo de outra entidade congênere, diplomado por ela, em qualquer grau , para se registrar na  FMJ-J, fará um exame especial,uma avaliação para conhecimento da metodologia da Federação

CONDIÇÕES E PROCEDIMENTOS 

1-Em  17 de janeiro ( sábado ) exame inicia de as 10 horas,ou as 14 horas, conforme o número de aspirantes  .O  local  continua  sendo  o dôjo da Equipe Estrela do Oriente .em Venda Nova ( Consulte a Federaçaõ  no dia 16 ).

2 - A ordem do exame será a da inscrição feita, ou ordem  marrom para preta ,para 1º,para 2º grau e assim por diante .  Carteira  de 2014  terá de ser  entregue a Bancada no momento do exame .

3-  A prova  para o aspirante a preta lisa consistirá no sorteio de folha contendo 50  técnicas do programa tradicional que  exige o maximo de 100 e o  mínimo de 60 pontos ( nota ) .

4- Planos de aula,  kuatsu, Pronto Socorro tradicional ( para   3º graus em diante)

5.    o item 4   faz  parte do programa do exame mas  tem avaliação  independente 

6.           A demonstração exata da técnica solicitada vale dois (2) pontos; A demonstração  não convincente um (01) ponto; A não demonstração de outra técnica  que não a pedida ½  ponto; Não demonstração 0 ponto

7       Perfazendo 100 pontos considera-se mérito; de 91 a 99 pontos excelente; de  81 a 90  ótimo; de 71 a 80  bom de 65 a 70 razoável; de 60 a 64 aproveitável; 59 pontos reprovado

8-O aspirante,  lutador nos torneios oficiais  em 2014 , tem abono de 02  pontos. Por cada competição oficial ,caso não obtenha a pontuação mínima (60 pontos ) .

9.-O reprovado no exame   poderá  fazer  novo exame em 30 dias

.  10-O sorteio das técnicas para  graus será  equivalente ao grau  do  aspirante:  a)- marrom para   preta lisa = 50 técnicas ; lisa para  1º grau = 60 técnicas ; 1º grau para 2º = 80  tecnicas =  2º  para 3º grau (professor )   = 100 técnicas .

11     O acerto do total das técnicas para cada grau equivale a  100 . Pontuação mínima  para  a  concessão é a nota 60          .                                                                               

      TAXAS E PRAZO PARA O EXAME EM  17  JANEIRO 2015

A Taxa para o exame é o valor já estipulado , independente do grau, pagos a vista ou em parcelas , com último vencimento dia 12 de janeiro .  A taxa é única  e o aspirante  receberá o diploma  e a carteira da Federação em março, com a nova graduação.

                                 AULAS DE REFORÇO

    Aula  de  reforço  para o exame do dia  17 de janeiro  está  incluída na taxa ,e será ministrada pelo  mestre Adair  dias  15 e 16 janeiro   ( 5ª e 6ª feira) e 14 as 18  horas no dojo da equipe Sanshiro,centro de BH 3222 5067     A ausência da aula de reforço não diminui o valor da taxa. Ela é intransferível  .

 

                                                      DA SOLENIDADE

 1) A autorga dos diplomas e amarração das faixas é  solene  e pública .Acontece sempre  no   correr do        primeiro evento oficial do ano  ( exceção para casos especiais e permitidos.)

2)-   aspirante se apresentara de Kimono de uma só cor ( inteiramente branco, inteiramente azul, inteiramente preta)  limpo e asseado, portando os escudos da Federação e da  equipe nos lugares permitidos ;

3)-   A faixa  antiga continua amarrada,assim como o grau na faixa , até a sua troca  pelo mestre  .

4 )    O juramento  do aspirante a preta é  lido pelo Mestre condutor,acompanhado em voz alta pelo aspirante,e torna-se  extensiva a todas as  suas  graduações futuras;

5)    Em seguida  a faixa preta  do aspirante é colocada no seu ombro esquerdo  pelo seu padrinho,ou madrinha .           

6)  . A  faixas  marrom é retirada  por um membro do CONAR presente a solenidade,e colocada no ombro esquerdo do marrom,e a preta que ali estava  é passada na cintura ,mas não amarrada;

7) – Então o  mestre condutor  amarra a faixa  ,confirmando  a elevação .O mesmo procedimento para graus

8)   O diplomas devidamente registrado no livro próprio,assinado pelo Mestre condutor ( se for ele o presidente da Federaçaõ ou autorizado a fazê-lo )  é entregue  juntamente com a carteira atualizada e o escudo da Federação contendo o novo número do agora faixa preta.

9)  Na comissão dos festejos  participará  qualquer pessoa interessada a colaborar, seja  jiu-jitsukás ou não.,desde que aceita .                                                 

                                                      Mestre Adair Alves de Almeida

                                                                               F.M.J-J.

 

                                                        

                       

 

 
 


Escritório central e expediente : Av. Amazonas, 885/ Sl.348 Centro. Cep 30180 000  Belo Horizonte /MG   
Telefax.: (31) 3224-8979 - E-mail: fmjitsu@terra.com.br  e  contato@jiujitsuminas.com.br
      Expediente: de 2ª a 6ª feira, de 9:30 as 13:00 Hs. e de 14:00 as 18:00. A Presidência   atende de 14:00 as 18:00 Hs